sexta-feira, 25 de maio de 2012



Símbolo da Psicopedagogia, a Fita de Moebüs com 3 voltas, representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).
Segundo Quézia Bombonatto, Presidente Nacional da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), esse símbolo foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o Psicopedagogo com suas características próprias.

A Psicopedagogia surgiu da necessidade de atender a crianças com dificuldades de aprendizagem.  Seu campo de atuação na Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia. Constitui-se como área de conhecimento por seu objeto específico, o processo de aprendizagem e as dificuldades dele decorrentes e se afirma pelo desenvolvimento de instrumentos específicos de abordagem de seu objeto. Tem sido aceita e reconhecida como especialização pelo INEP/MEC. Sua prática está fundamentada em referenciais teóricos. No Brasil é reconhecida academicamente através das produções científicas, teses, publicações e reuniões científicas organizadas pela Associação Brasileira de Psicopedagogia e por outros órgãos e áreas afins. A formação é feita em cursos de especialização em instituições de ensino superior.

O papel relevante do Psicopedagogo tem contribuído para a integração não só  de crianças, mas também de adolescentes e adultos que por diferentes razões estão desarticulados do sistema escolar e de instituições onde o foco central é o processo ensino-aprendizagem.

No Brasil, a Psicopedagogia na sua origem esteve voltada para atender crianças com dificuldades de aprendizagem dentro de um contexto clínico. Atualmente a Psicopedagogia também vem contribuindo na área da prevenção das dificuldades de ensino-aprendizagem, bem como desenvolvendo programas que visam promover a integração dos alunos com dificuldades de aprendizagem. O Psicopedagogo Institucional atende professores e os alunos dentro das instituições de ensino. Temos mais recentemente o Psicopedagogo Hospitalar, que desenvolve suas ações para dar suporte e apoio no processo aprendizagem e reaprendizagem aos pacientes durante o período de internação, humanizando e contribuindo para a promoção da Saúde.

Referência:






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