quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jornada de Fisioterapia


Dia 28/05/2012 foi o primeiro dia da Jornada de Fisioterapia realizada na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) Campus de São Gonçalo-RJ.
Quero agradecer ao Prof. Leandro Araujo e a Profªa Isis Brito pelo convite para participar como palestrante com o tema: O lúdico na promoção da saúde da criança hospitalizada.
Também quero parabenizar aos alunos do 6º período do curso de graduação em Fisioterapia que organizaram com maestria o evento, 
Conforme prometi aos participantes, segue abaixo o resumo da minha palestra e as fotos do evento.





Durante a hospitalização, a criança sofre um distanciamento de seus laços familiares e sociais, esboçando-se um novo cenário: o hospital. É uma experiência estressante e traumática que gera ansiedade, angústia e medo da dor, dos procedimentos invasivos. Diante deste quadro a criança pode apresentar distúrbios comportamentais diversos, que vão da agressividade à apatia.Com crianças as atividades lúdicas são excelentes recursos na terapêutica complementar dentro de uma unidade de internação pediátrica. O uso de materiais plásticos e expressivos tornam-se instrumentos de grande valia, uma vez que se aproximam muito da linguagem infantil pela criatividade, com o uso de desenhos, pintura, contação de histórias, cantigas, materiais e jogos lúdicos que são formas características próprias de expressão do universo infantil. As oficinas de criatividade apresenta vastos recursos para atender as necessidades de elaboração dos conteúdos internos das crianças, visando sempre a auto expressão, mostrando através das atividades desenvolvidas suas capacidades e habilidades e ainda o seu desenvolvimento mental, emocional, cognitivo e sociocultural.A Psicopedagogia segundo o Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (1996), diz respeito à “área de estudo e de atuações no contexto de saúde e educação, tendo como foco o processo de aprendizagem humana”. O fundamento da Psicopedagogia é o estudo da aprendizagem humana que se constitui a cada momento em qualquer tempo. Intrínseca ao ser humano, que se dá em todos os sentidos, em qualquer tempo e continuamente.Segundo Vygotsky a imaginação é um processo novo para a criança, pois constitui uma característica típica da atividade humana consciente. A imaginação surge da ação, e é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. Isso não significa necessariamente que todos os desejos não satisfeitos dão origem aos brinquedos. Portanto a Educação só pode ser compreendida com invenção e imaginação para criar o novo.Para Winnicott a brincadeira é universal e própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde. O brincar conduz aos relacionamentos grupais, podendo ser uma forma de comunicação na psicoterapia. Portanto, a brincadeira traz a oportunidade para o exercício da simbolização e é também uma característica humana.
Em seu livro “A formação do símbolo na criança” (1990), Piaget trabalha com os jogos como os recursos ativos dos quais, o ser humano se serve em sua vida para construir-se a si mesmo, aprendendo a relacionar-se com o que está fora e em torno de si.As atividades desenvolvidas nas oficinas de criatividade visam minimizar os efeitos negativos da hospitalização pediátrica através de atividades artísticas e lúdico-pedagógicas.Nas oficinas priorizaram-se os materiais não estruturados tais como: papéis, em diferentes cores, tamanhos e texturas (sulfite, cartolina, papelão); lápis de cor; gizão de cera; canetas hidrocor; tintas guache; cola branca e outros. Cabe aqui lembrar que todos os materiais utilizados devem ser atóxicos e laváveis.Nas atividades lúdicas no âmbito hospitalar e o uso da imaginação é um processo novo para a criança, pois constitui uma característica típica da atividade humana consciente. A imaginação surge da ação, e é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. É um momento que que ela tem o poder de decisão: querer ou não participar das atividades.A partir das produções artísticas as crianças e seus acompanhantes podem expressar seus medos, fantasias e expectativas com relação à doença e ao tratamento. Portanto, as atividades lúdicas tornam-se facilitadoras no processo de humanização; promove a melhoria do estado físico e mental nas crianças, melhoria na relação equipe de saúde-paciente-família, favorecendo a formação de vínculos afetivos que influenciarão positivamente no resultado do tratamento durante o período de internação hospitalar da criança.



Programação do evento


Prof. Leandro Araujo, foi meu professor 
na disciplina de Psicomotricidade no curso de PG em Psicopedagogia. 


Profª. Ísis Brito, coordenadora do Curso de PG em Psicopedagogia. 




Minha palestra




Profª. Cristiane Cavina







Um comentário:

  1. Perny, querida.
    Nós da Universo, ficamos muito agradecidos com sua participação na jornada de fisioterapia. Sua palestra foi maravilhosa.
    Volte sempre.
    Profa Isis Brito

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